Pesquisar este blog

Pin It

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Moda Conceitual ...

         Olá pessoal hoje na minha aula de Pesquisa e Criação de Moda, falamos sobre moda conceitual ...
para quem não sabe , a moda conceitual vem do conceito de arte conceitual, onde o importante é transmitir um conceito, uma ideia, um sentimento ao telespectador ! O que marca são as impressões deixadas e não a arte em si! Por exemplo em uma exposição de arte conceitual o importante não é a obra exposta e sim o que ela transmite para quem a vê! As emoções ...Assim acontece no desfile de moda conceitual ! Ela deixa um legado , que pode ser em fotografia, videos , livros ,....

JUM NAKAO

         No Brasil um estilista e na minha opinião artista que é de grande destaque e consegue trazer essa moda conceitual as passarelas é o nosso grande Jum Nakao ( www.jumnakao.com ).E o exemplo é o seu ultimo trabalho apresentado na SPFW( São Paulo Fashion Week) , em 2004 intitulado "a costura do invisível " . Em resumo, ele produz verdadeiras obras de arte que são roupas produzidas com papel vegetal, algumas peças trazem papeis trabalhados com recortes imitando renda , um trabalho minucioso e espetacular , isso tudo foi apresentado em um desfile com modelos , trilha sonora, e senário , deixando o publico ali presente de boca aberta e maravilhado com tamanha maravilha, mas ao final quando todos pensavam que Jun Nakao entraria para receber as salvas de palmas junto com suas modelos, eis que surge a surpresa, todas rasgam dramaticamente e drasticamente com violência , rapidez e força as obras de arte! Então nasce o mito, como o próprio autor intitula, o importante é semeado, as impressões ficam para sempre! E o trabalho se transforma em livro, fotos, documentários, e manchete eterna ...Eis a moda conceitual ! 













HUSSEIN CHALAYAN

Outro artista Conceitual , que apresenta uma Moda Conceitual que eu admiro muito é o Internacional , Hussein Chalayan (/hussein-chalayan), Seu trabalho é original, não copiável , tecnológico e conceitual .
Ele já fez as modelos flutuarem, já colocou-as de burca na passarela e sem burca também literalmente, fez as roupas abrirem automaticamente, brilharem , piscarem, já colocou a mulher bolha pra desfilar, trouxe um tecido de "plastico" que parecia estar em baixo da água ... e etc , Confiram nas imagens! 

































Por Auri Moraes
Contato : barraauriele@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confiram

Confiram